Cobrança do IPVA 2016 começa hoje; fique atento aos vencimentos
Proprietários de veículos poderão quitar o imposto à vista, com desconto de 3% ou em cota única sem desconto em fevereiro

Começa hoje o calendário de vencimentos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em todo o Estado de São Paulo. Donos de carros, caminhonetes, motos, micro-ônibus e ônibus devem ficar atento às datas de pagamento, que pode ser feito à vista, com desconto de 3%, em cota única sem desconto (com vencimento em fevereiro) ou parcelado em três vezes.
Os prazos variam de acordo com o número final da placa. Hoje, por exemplo, vence a primeira parcela ou cota única com desconto para os proprietários de veículos com placa final 1. Amanhã, final 2 e assim por diante. Quem optar pelo parcelamento pagará a última parcela em março.
Já o seguro obrigatório (DPVAT) deve ser pago de forma integral junto com a primeira parte do IPVA ou com a cota única. Neste caso, parcelamento só é permitido para motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus.
O pagamento pode ser feito em agências bancárias credenciadas, terminais de autoatendimento ou pela internet. Para isso, o proprietário deve ter em mãos o número do Renavam.
Vale lembrar que, este ano, boletos com informações falsas sobre o IPVA foram enviados a alguns donos de veículos. Mensagens pelo WhatsApp também pedem dados pessoais do cidadão. A recomendação é ignorar essas mensagens, pois são golpes, segundo a Secretaria de Estado de Segurança.
Quitar ou parcelar?
Na avaliação do economista Hélio Hallite, quem pôde economizar dinheiro e está livre de outras dívidas deve quitar o imposto. “Ainda que o desconto de 3% seja pequeno, se puder pagar, que faça agora. Mas, acredito que a maioria vai mesmo optar pelo parcelamento. E para quem já está com outras contas é a melhor opção”.
Via: atribuna.com.br