
Sabe aquela história do “futebol é uma caixinha de surpresas”? Ela voltou a aparecer na manhã deste domingo. O embalado Santos, que não perdia há 13 jogos, foi atropelado pela Ponte Preta, em Campinas. Jogando no Moisés Lucarelli, a equipe de Dorival Júnior levou 3 a 1 da Macaca.
O resultado complica o Santos na briga por uma vaga pela Libertadores da América. Com 37 pontos, a equipe perde uma posição na tabela, cai para o oitavo lugar, e ainda pode ver o Fluminense roubar esse posto até o fim da rodada. Já a Ponte Preta, com 31 pontos, se afasta da zona do rebaixamento, alcançando o décimo segundo lugar no campeonato.
Com Lucas Lima de volta ao time, o Peixe teve boas chances de vencer a partida, mas parou nas mãos do goleiro Marcelo Lomba. Nem mesmo o artilheiro do campeonato, Ricardo Oliveira, conseguiu superar o arqueiro. Azar do Santos, que viu Bady, Ferron e Borges marcarem os gols da Macaca, todos no primeiro tempo. Rafael Longuine descontou nos acréscimos do segundo tempo.
O jogo
Pressionada após a derrota, em casa, diante do Vasco, a Ponte Preta fez uma blitz no Santos no primeiro tempo. E, logo aos 8 minutos, Bady aproveitou um rebote de Vanderlei e abriu o placar.
O gol parece ter deixado o Peixe atordoado. Após falta na lateral, Vanderlei voltou a falhar, junto com David Braz, e viu Ferron ampliar o placar, aos 22 minutos.
Gabriel, que carimbou o travessão, e Ricardo Olivera bem que tentaram, mas não conseguiram superar Marcelo Lomba.
A Ponte manteve o ritmo forte até o final do primeiro tempo, quando um contra-ataque puxado pelo lateral Rodinei culminou com o gol de Borges, aos 44 minutos da primeira etapa: 3 a 0.
No segundo tempo, Dorival Júnior voltou com o atacante Neto Berola no lugar do lateral Daniel Guedes, uma tentativa de despertar o leão ferido. A alteração foi de alto risco. Sem Daniel Guedes, o volante Lucas Otávio foi jogar na lateral. Berola virou ponta-esquerda, Marquinhos Gabriel assumiu a função de meia e Lucas Lima recuou para fazer o papel de segundo volante.
Organizado do meio para a frente, o Peixe continuou dando sustos na defesa, mas a Ponte Preta passou a desperdiçar as melhores chances.
Do outro lado, todas as tentativas do time santista ao gol pararam nas boas defesas de Marcelo Lomba, que só não evitou o gol tardio de Rafael Longuine, aos 45 minutos.
FICHA TÉCNICA:
PONTE PRETA 3 X 1 SANTOS
PONTE PRETA – Marcelo Lomba, Rodinei, Renato Chaves, Ferron e Gilson; Josimar (Élton), Fernando Bob e Bady (Juninho); Felipe Azevedo, Borges (Alexandro) e Biro Biro. Técnico – Doriva.
SANTOS – Vanderlei; Daniel Guedes (Neto Berola), David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Lucas Otávio, Renato e Lucas Lima; Gabriel (Leandro), Ricardo Oliveira e Marquinhos Gabriel (Rafael Longuine). Técnico – Dorival Júnior.
GOLS – Bady, aos 8, Ferron, aos 22, e Borges, aos 44 minutos do primeiro tempo; Rafael Longuine, aos 45 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Flavio Rodrigues de Souza (SP).
CARTÕES AMARELOS – David Braz, Daniel Guedes (Santos); Josimar, Borges e Fernando Bob (Ponte Preta).
RENDA – R$ 208.610,00.
PÚBLICO – 8.273 pagantes.
LOCAL – Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).
Via: G1 Esporte.com